Thursday, June 29, 2006
Monday, June 26, 2006
SINOPSE: A animação relata três histórias que a sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama. Uma menina muito levada não queria dormir antes que sua avó lhe contasse uma história de dar medo. Nas duas primeiras ela não se convence, até que escute a terceira...
REALIZAÇÃO: Glaz Cinema. ANO: 2005.
Trabalhamos com as séries iniciais
ÁREAS/DISCIPLINAS RELACIONADAS AO TEMA: Alfabetização.
ATIVIDADES RELACIONADAS
ANTES DO VÍDEO
Mesmo após freqüentar durante alguns anos a Educação Infantil, as crianças chegam à primeira série com um grau elevado de egocentrismo. Muitas vezes são filhos únicos e os pais encontram dificuldades para lidar com as situações em que os filhos os testam.
As histórias de assombração são as preferidas das crianças, elas adoram sentir um “medinho” como a menina do filme.
Na sala de aula estas histórias são ótimos portadores para trabalharmos a Alfabetização.
É importante alimentarmos as crianças com uma grande diversidade textual, o gosto pela leitura vem da oportunidade em conhecer vários tipos de textos e livros.
Este curta é um ótimo recurso, pois traz um outro jeito de contar história através da animação. Além de ter as características necessárias para o encantamento das crianças.
DURANTE O VÍDEO
A animação foi assistida pela turma na sala informatizada da escola.
O grupo ficou muito concentrado (nem piscavam), pois o clima de suspense da animação ajuda muito.
Foi possível observar olhos arregalados, caretas, alguns tapavam os olhos...
Enfim foi um sucesso!
DEPOIS DO VÍDEO
- Roda de conversa.
- Reconto das histórias (oral pelos alunos).
- Lista dos personagens de cada história.
- Construção do gráfico: história que mais gostou das três.
- Interpretação por meio de desenhos.
- Dramatização da história que o grupo mais gostou.
Este curta pode ser encontrado em:
http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=3297&Exib=2573
A mensagem do filme é para que nós, brasileiros, possamos valorizar mais nossa cultura, nosso folclore que é riquíssimo... Repleto de histórias interressantes como estas!!! Gostei muito de trabalhar com as criançcas . Muito bem feita a animação e mui criativa.
Vale a pena conferir!!!
Thursday, June 22, 2006
Já é visível e da vivência de todos a forte presença da televisão na sociedade.
Como nossos educandos estão cada vez mais ativos realizando assim várias coisas ao mesmo tempo. Torna-se inadmissível que a escola mantenha seu pensamento simplesmente reflexivo, lógico e abstrato.
O mundo atual desafia os educadores a abrirem suas mentes, a analisar suas práticas docentes e a se tornarem sujeitos do processo de ensino-aprendizagem.
O trabalho com os recursos audiovisuais, traz um significativo envolvimento com o desenvolvimento dos educandos. Pois esses recursos saem da abstração e monotonia da sala de aula convencional. Estes mudam toda a forma de construção do conhecimento, pois acompanham o ritmo dos educandos. São rápidos, com muita ação, imagens e acima de tudo mexem com os sentidos.
Com base nessas reflexões, fica evidente que é possível trabalhar integradamente com os recursos audiovisuais e o Currículo que cada escola desenvolve durante o ano letivo.