Monday, June 26, 2006

Trabalhando com Vídeo na Sala Informatizada
Muito legal a experiência do uso de Video de animação na
Sala Informatizada os alunos das séries iniciais ficaram encantados em participar desta nova forma de assistir um video, no computador .
Os alunos fizeram pontes entre o que assistiram as situações reais, experimentais, ligadas aos seu cotidiano, a aprendizagem é mais significativa, viva, enriquecedora.
Vale a pena conferir!!!
TÍTULO: Historietas Assombradas (para crianças mal-criadas). DURAÇÃO: 15 min.

SINOPSE: A animação relata três histórias que a sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama. Uma menina muito levada não queria dormir antes que sua avó lhe contasse uma história de dar medo. Nas duas primeiras ela não se convence, até que escute a terceira...

REALIZAÇÃO: Glaz Cinema. ANO: 2005.


Trabalhamos com as séries iniciais

ÁREAS/DISCIPLINAS RELACIONADAS AO TEMA: Alfabetização.

ATIVIDADES RELACIONADAS

ANTES DO VÍDEO
Mesmo após freqüentar durante alguns anos a Educação Infantil, as crianças chegam à primeira série com um grau elevado de egocentrismo. Muitas vezes são filhos únicos e os pais encontram dificuldades para lidar com as situações em que os filhos os testam.
As histórias de assombração são as preferidas das crianças, elas adoram sentir um “medinho” como a menina do filme.
Na sala de aula estas histórias são ótimos portadores para trabalharmos a Alfabetização.
É importante alimentarmos as crianças com uma grande diversidade textual, o gosto pela leitura vem da oportunidade em conhecer vários tipos de textos e livros.
Este curta é um ótimo recurso, pois traz um outro jeito de contar história através da animação. Além de ter as características necessárias para o encantamento das crianças.

DURANTE O VÍDEO
A animação foi assistida pela turma na sala informatizada da escola.
O grupo ficou muito concentrado (nem piscavam), pois o clima de suspense da animação ajuda muito.
Foi possível observar olhos arregalados, caretas, alguns tapavam os olhos...
Enfim foi um sucesso!

DEPOIS DO VÍDEO
- Roda de conversa.
- Reconto das histórias (oral pelos alunos).
- Lista dos personagens de cada história.
- Construção do gráfico: história que mais gostou das três.
- Interpretação por meio de desenhos.
- Dramatização da história que o grupo mais gostou.

Este curta pode ser encontrado em:
http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=3297&Exib=2573

A mensagem do filme é para que nós, brasileiros, possamos valorizar mais nossa cultura, nosso folclore que é riquíssimo... Repleto de histórias interressantes como estas!!! Gostei muito de trabalhar com as criançcas . Muito bem feita a animação e mui criativa.
Vale a pena conferir!!!



1 comment:

Gládis Leal dos Santos said...

Solange,

Esta aula deve ter sido inesquecível para os pequenos, não é mesmo? Posso imaginar como ficaram atentos às histórias.
O site Porta Curtas tem um grande acervo de filmes nacionais, inclusive com orienações e dicas de utilização pedagógica.
Achei muito interessante a escolha das histórias de assombração. Parabéns!

Gládis
28/06/2006