Integração de TV e Vídeo no Currículo Escolar
Já é visível e da vivência de todos a forte presença da televisão na sociedade.
Como nossos educandos estão cada vez mais ativos realizando assim várias coisas ao mesmo tempo. Torna-se inadmissível que a escola mantenha seu pensamento simplesmente reflexivo, lógico e abstrato.
O mundo atual desafia os educadores a abrirem suas mentes, a analisar suas práticas docentes e a se tornarem sujeitos do processo de ensino-aprendizagem.
O trabalho com os recursos audiovisuais, traz um significativo envolvimento com o desenvolvimento dos educandos. Pois esses recursos saem da abstração e monotonia da sala de aula convencional. Estes mudam toda a forma de construção do conhecimento, pois acompanham o ritmo dos educandos. São rápidos, com muita ação, imagens e acima de tudo mexem com os sentidos.
Com base nessas reflexões, fica evidente que é possível trabalhar integradamente com os recursos audiovisuais e o Currículo que cada escola desenvolve durante o ano letivo.
Já é visível e da vivência de todos a forte presença da televisão na sociedade.
Como nossos educandos estão cada vez mais ativos realizando assim várias coisas ao mesmo tempo. Torna-se inadmissível que a escola mantenha seu pensamento simplesmente reflexivo, lógico e abstrato.
O mundo atual desafia os educadores a abrirem suas mentes, a analisar suas práticas docentes e a se tornarem sujeitos do processo de ensino-aprendizagem.
O trabalho com os recursos audiovisuais, traz um significativo envolvimento com o desenvolvimento dos educandos. Pois esses recursos saem da abstração e monotonia da sala de aula convencional. Estes mudam toda a forma de construção do conhecimento, pois acompanham o ritmo dos educandos. São rápidos, com muita ação, imagens e acima de tudo mexem com os sentidos.
Com base nessas reflexões, fica evidente que é possível trabalhar integradamente com os recursos audiovisuais e o Currículo que cada escola desenvolve durante o ano letivo.
1 comment:
Solange,
Parabéns pelo texto.É muito importante que os professores explorem o uso da TV e do Vídeo no cotidiano escolar propondo a refexão sobre suas linguagens e significados. É urgente que a escola abra suas portas e extrapole os limites das salas de aula.
Estamos na reta final de nosso curso. Vamos em frente!
Abraços
Gládis
22/06/2006
Post a Comment