Wednesday, May 31, 2006

QUADRO DE CLASSIFICAÇAO DE PROGRAMAS TELEVISIVOS
Educativo com finalidade explicita de educar -1
Educativo sem finalidade explícita de educar -2
Não educativo -3
Deseducativo -4

Sitio do pica-pau Amarelo-2
Domingo Legal-3
Pânico na TV-4
Fantástico-2
Domingão do Faustão-3
Caseta e Planeta-4
Globo repórter-2
Linha Direta-3
Big brother-4
Novelas-3

Os programas de auditório produzidos no Brasil visam atingir as camadas menos favorecidas da população. Os programas de auditório em geral sempre foram de baixo nível. A partir da década de 90 as nossas emissoras voltaram a lançar mão de programações destinadas às classes C e D devido a uma acirrada briga por audiência, principalmente pelo fato de que nesta década houve uma relativa estabilização econômica, contribuindo para o surgimento de um contigente de aproximadamente 24 milhões de novos telespectadores que representam cerca de 20% do antigo total da audiência. Programas do Domingão do Faustão e o de Gugu que também andaram apelando em busca do crescimento dos índices de audiência.Em síntese, sou contra a vulgaridade exibida nos programas de auditório e acredito que para atrair a audiência as emissoras não necessitam de tanta apelação. Podemos dizer também que a apelação mostrada hoje na televisão visando atrair audiência se deve também ao advento da televisão paga, via cabo ou via satélite, que tem roubado uma fatia significativa de audiência das televisões abertas.

Os meios de comunicação levam, diariamente, a uma enormequantidade de pessoas, mensagens que influenciam “corações ementes”. Podem estimular ou desestimular ações sociais, políticas,econômicas e culturais – entre outras. Por isso, é preciso ficar aten-to ao que a mídia seleciona para transmitir a telespectadores, radi-ouvintes e leitores. MUITA COISA PODE MUDAR – para melhor oupior – em função do conteúdo dessas mensagens, no caso da tevê,construídas com o poderoso apoio das imagens .A televisão e o radio deveriam dar preferência a finalidades educativas,artísticas, culturais e informativas.

Para terem acesso à linguagem escrita, as crianças vão à escola aprender a ler, dominar o vocabulário idiomático e a complexidade de seus temas. Na era da mídia o acesso direto a informações fez-se dinâmico, incontrolado pelo mundo adulto, pela família, na escola. A televisão assumiu papel preponderante na socialização da criança e do adolescente brasileiros. Expectativas e exigências múltiplas quanto ao papel da escola de formar estudantes para esta sociedade recaem sobre o professor. Desafiam-nos a apropriar crítica e criativamente da televisão, dos programas, da linguagem, das experiências de alunos como telespectadores, para mediarem TV e estudantes.

1 comment:

Gládis Leal dos Santos said...

Solange,

Seu texto aponta uma realidade inegável de nossa TV aberta. Os interesses do capitalismo globalizado sobrepõem qualquer interesse da sociedade por uma qualidade maior de programação das Tvs levando cultura à população.
A televisão trabalha com temas atuais despertando naturalmente o interesse dos jovens que apreciam sua linguagem rica em cor, som e movimento. É importante estimularmos nossos alunos a opinarem sobre a programação da TV e de que forma ela influencia nossa sociedade.
Vamos em frente! Nosso curso está muito bom!

Abraços
Gládis
02/06/2006