Wednesday, May 17, 2006

TV e vídeo agregam valor ao processo educativo desenvolvido na escola?

Sim. Pois a TV e o vídeo de maneira negativa ou não, chegam à vida dos nossos educandos partindo de assuntos que lidam com o que eles sentem. Mexem com suas sensações, partem do concreto. Mostram com imagem e palavra que têm mais força do que somente a palavra.
Todas essas questões vêm sendo estudadas e buscadas há anos pela educação, mas não obtivemos muitos resultados.
Nós educadores partimos muitas vezes de assuntos sem sentido, totalmente distantes do contexto sócio-cultural de nosso corpo discente. Precisamos buscar, pesquisar, experimentar e criar novos caminhos. Nossos alunos denominam essas tecnologias como descanso e não “aula”; assim torna-se relevante aproveitar esta visão positiva para atraí-los ao nosso planejamento.
Assim, nossas crianças desenvolverão a compreensão dos códigos de todas as linguagens do homem do mundo atual.

1 comment:

Gládis Leal dos Santos said...

Solange,

Você soube colocar de maneira simples e direta a influência da TV, da mídia e das novas tecnologias de modo geral, na formação de nossos e alunos e o poder de atração que elas exercem. Então, por que não usá-las a favor da educação, incorporando e entendendo suas linguagens a fim de desenvolvermos em nossos jovens o olhar crítico necessário?
Eswtamos discutindo estes e outros assuntos nos fóruns, aguardo sua participação, pois sei de sua competência como educadora e da grande experiência que tem no uso das tecnologias no processo ensino- aprendizagem.

Beijos
Gládis